De um modo geral, pode-se predizer que a amplitude térmica que o cultivo de tomate pode suportar durante o seu desenvolvimento é de 10 ºC a 34 ºC, sendo a temperatura média e desejável correspondente aos 21 ºC.
A influência da Temperatura no desenvolvimento do Tomateiro |
Mas, para melhor perceber a influência da temperatura no tomateiro convêm esclarecer a sua influência durante os seguintes estádios de desenvolvimento:
GERMINAÇÃO
Para a germinação das sementes do tomateiro germinar com sucesso, a temperatura deve situar-se preferencialmente entre os 15 ºC e os 30 ºC.
CRESCIMENTO VEGETATIVO
Durante o crescimento vegetativo e principalmente durante a fase inicial o tomateiro é bastante sensível com as temperaturas muito baixas (inferiores a 10 ºC) e as geadas, pois torna o seu crescimento restringido, reduzido ou nulo.
Crescimento Vegetativo do Tomateiro |
Por isso, a transplantação dos tomateiros para o exterior e para os locais definitivos só deve ocorrer quando as temperaturas noturnas forem superiores a 10 ºC e livres da ocorrência de geadas.
FLORAÇÃO
A floração dos tomateiros é um período bastante frágil, em que as temperaturas abaixo dos 16 ºC podem atrasar a floração e as temperaturas superiores a 30 ºC podem provocar o desmancho das flores.
Floração do Tomateiro |
Logo, a temperatura ideal para a floração dos tomateiros deve situar-se entre os 20 ºC e os 30 ºC.
A influência da Temperatura na floração do Tomateiro |
Ainda durante está fase de floração, a produção de pólen é afetada se existir temperaturas abaixo dos 10 ºC e por temperaturas acima dos 35 ºC.
FRUTIFICAÇÃO
Durante a formação dos frutos, é necessário ter em atenção a temperatura noturna que deve situar-se entre os 15 a 18 ºC e a temperatura diurna que deve situar-se entre os 18 ºC a 29 ºC para obter uma melhor produção.
Formação dos frutos do Tomateiro (Tomate) |
As temperaturas altas (superior a 32 ºC) tanto durante a noite como durante o dia podem prejudicar a formação e desenvolvimento dos frutos, como o desmancho e formação defeituosa.
Para a coloração do fruto a temperatura deve situar-se entre os 20ºC e os 30ºC. A exposição de frutos de tomate a temperaturas acima de 30ºC, quando estes estão no início do amadurecimento, causam uma coloração irregular no fruto, que é resultado da inibição da síntese de licopeno. O licopeno é uma substância carotenoide que dá a cor avermelhada ao tomate.
Coloração do fruto do Tomateiro (Tomate) |
Bibliografia:
EMBRAMA HORTALIÇAS, Cultivo de Tomate para Industrialização, Sistemas de Produção, 1 -2ª Edição, Dez/2006
Sem comentários:
Enviar um comentário