Em Trás-os-Montes estão as minhas origens e a minha sabedoria em relação a Horticultura, passada de geração em geração. É com muito orgulho que apresento as Hortaliças cultivadas pelos meus pais, nomeadamente a Salsa.
A Salsa é uma Erva Aromática bastante consumida em Trás-os-Montes, ousaria mesmo a dizer que é a rainha aromática nesta região pois é predominante na realização de muitas receitas.
Estes pés de Salsa foram semeados nos princípios de Maio, e quando estou de visita tenho o privilégio de colher esta Hortaliça Folhosa como se pode verificar em:
• Julho Especial Férias: Hortas e Hortaliças em Trás-os-Montes;
• Setembro Colheitas de Hortaliças em Trás-os-Montes;
• Novembro
As temperaturas amenas características do Outono estão a conferir a Salsa uma frescura e uma qualidade máxima nas suas folhas. Pois as suas folhas apresentam uma cor verde bastante vistosa e vigorosa.
Está foi a terceira vez que tive o privilégio de colher está erva aromática, nos princípios de Novembro, as folhas estão maiores e com um aroma mais intenso ao cortar.
A Colheita da Salsa pode realizar-se de duas formas, mas o modo mais apropriado para Colher a Salsa consiste em retirar os talos de folhas mais exteriores, deixando os talos de folhas no centro vigorarem.
Colheita da Salsa Cortar os Talos das Folhas nas Extremidades da Salsa |
Este talo de folhas de Salsa apresenta aproximadamente 35 cm de comprimento e como referi anteriormente possui um aroma mais intenso quando ao cortar.
A Salsa é uma Hortaliça Folhosa ideal para esta época do ano, como se pode verificar O que fazer na Horta no OUTONO.
Para acompanhar o desenvolvimento da Salsa desde a Sementeira (Semente) até as primeiras Colheitas e obter informações relativamente a está Erva Aromática clique aqui: SALSA
No próximo vídeo poderá acompanhar um pouco da realização da Colheita deste ramo de Salsa.
SUGESTÃO:
Como Manter a Salsa Fresca
Sem comentários:
Enviar um comentário