sábado, 7 de maio de 2016

Como Podar os TOMATEIROS

Instruções de Tratamentos: CAPAR e APARAR os TOMATEIROS
   Durante o crescimento dos Tomateiros é necessário proceder a algumas medidas para melhorar o seu desenvolvimento e rendimento. O podar dos tomateiros são duas técnicas muito peculiares, essas duas técnicas são: Capar e Aparar os Tomateiros.
Capar e Aparar os Tomateiros
   
CAPAR OS TOMATEIROS
Capar os Tomateiros: consiste em retirar os rebentões (os brotos sugadores ou "chupões") que nascem entre os ramos e o caule principal. Este processo deve-se efetuar quando os rebentões apresentar 2-5 cm de comprimento e normalmente os Tomateiros devem apresentar 30- 40 cm de altura. Esta técnica permite que os Tomateiros vigorem e concentrem toda a sua força nas suas partes mais importantes.
Capar os Tomateiros




APARAR OS TOMATEIROS
Aparar os Tomateiros: baseia-se em extrair os ramos de folhas mais antigos e mais perto do solo deixando apenas os Tomateiros com 4 a 5 ramos. Assim, o caule principal vai ficar livre e sem ramos a 15 cm do solo (no mínimo). Esta técnica permite que em vez de obter tomates pequenos e muita quantidade irá obter tomates maiores e com melhor qualidade. O lema é quanto menos ramos os tomateiros tiverem, maiores serão os tomates,ou seja, maior qualidade e menor quantidade;
Aparar os Tomateiros


EXPERIÊNCIA PESSOAL
   Na 10ª semana após a sementeira procedeu-se ao podamento dos tomateiros (Capar e Aparar) pois apresentavam as seguintes características: 
   - altura de aproximadamente 30 cm;
   - sete ramos de folhas;
    - 2 chupões de 2 a 3 cm;

   Por isso, efetuou-se o podamento dos tomateiros nesta fase para os tomateiros vigorar e concentrar a sua força nas suas partes mais importantes e também permitir um maior desenvolvimento do tomateiro.
   Neste primeiro podamento foram retirados dois chupões e as duas folhas mais inferiores do tomateiro, ou seja as duas primeiras folhas que nasceram ficando apenas com 5 ramos de folhas verdadeiras;

   Posteriormente está representada uma sequência de imagens que exemplifica os primeiros podamentos do Tomateiro de Tomate Rama;
Antes: Tomateiro de Tomate Rama com 2 "chupões"
e as duas folhas mais inferiores muito próximas do solo
1. Aparar: Retirar a primeira folha inferior do Tomateiro.
2. Tomateiro sem uma folha inferior.
3. Aparar: Retirar a segunda folha inferior do Tomateiro.
4. Tomateiro sem as duas folhas inferiores.
5. Capar: Retirar o primeiro "chupão" do Tomateiro.
6.  Tomateiro sem um "chupão".
7. Capar: Retirar o segundo "chupão" do Tomateiro.
8.  Tomateiro sem dois "chupões".
Dois Chupões e as duas Folhas mais Inferiores podadas
Depois: Tomateiro de Tomate Rama podado

 Passadas duas semanas voltou-se a podar o tomateiro (capar e aparar):
Antes: Tomateiro antes de ser podado
1. Aparar: Retirar um ramo de folhas mais inferior
do Tomateiro.
2.  Tomateiro com um chupão sugador para ser podado.
3. Capar: Retirar um chupão entre o caule principal e
o ramo de folhas do Tomateiro.
Dois Chupões e três ramos de Folhas mais Inferiores
podados.

 Passadas duas semanas voltou-se a podar o tomateiro (Aparar):
Antes: Tomateiro antes de ser podado (Aparar)
1. Aparar: Retirar o primeiro ramo de folhas mais inferior
do Tomateiro.
2. Aparar: Tomateiro sem o primeiro ramo de folha mais inferior.
3. Aparar: Retirar o segundo ramo de folhas mais inferior
do Tomateiro.
4. Aparar: Tomateiro sem o segundo ramo de folha mais inferior.

23 comentários:

  1. Ola marcia execelente suas fotos , mas tem um pequeno detalhe nao sei se é seu caso , as folhas velhas nao podem ficar ao chao proximo aos tomateiros ..e com as proprias folhas velhas vc faz um execelente agrotoxico natural , folhas detergente e agua ..para cada litro de agua , 1|2 colher de detergente e 1\2 litro de folhas velhas , bater no liquidificador coar e pulverizar ..um abraço ..vc tem sementes deste tomate para venda ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, sim eu costumo utilizar as folhas velhas e secas por cima do solo junto das berinjelas e subsequentemente perto dos tomateiros para proteger do sol e ajudar na retenção da humidade do solo.

      Desconhecia esse método para fazer o agrotóxico natural. Desde de já agradeço a partilha da sua sugestão. Muito obrigado.

      Este foi o 1ºano que cultivei estas variedades (Tomate Rama e Tomate Coração de Boi). Neste momento estou a fazer o processo para guardar as sementes, por isso, neste momento não tenho possibilidade de vender as sementes. Mas em Portugal é muito fácil de encontrar estes tipos de sementes a venda, já em relação ao Brasil desconheço.

      Eliminar
  2. Aadoro eessas dicas,pois me ajudam muito e sempre dar serto!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Márcia, tudo isto também se aplica aos tomateiros cultivados em vaso invertido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Em primeiro lugar gostaria de lhe dizer que nunca cultivei assim os tomateiros. Mas, à partida tem uma vantagem não está em contacto com o solo (evita infestação e podridão das folhas e dos frutos, tomate). Por isso, APARAR penso que não seja necessário. No entanto quanto ao CAPAR dos rebentos é uma mais valia, pois permite o tomateiro concentrar a energia nas partes mais importantes, invés de repartir a sua energia por igual em todo o tomateiro. E talvez no seu caso não seja necessário tirar tantos rebentos. Este é apenas o meu ponto de vista.

      Eliminar
  4. Estou cultivando tomate cereja.. Eles já estão com tomates, posso podar mesmo assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Emanuella, visto que o seu tomateiro já possui tomates cereja, sugeria apenas que apara-se os ramos de folhas mais inferiores. Mas, no caso, destas folhas tocarem no solo. Para prevenir doenças e infestações.

      Eliminar
    2. E se desejar fazer mais cultivos de tomate cereja, pode capar alguns dos rebentos, para cultivar através de estaquia (VER: http://vidafeliz-m.blogspot.com/2016/08/como-plantar-tomate-por-estaquia.html).

      Eliminar
  5. Parabéns pelo blog. Informações importantes, explicadas de forma suscinta e clara. Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Excelentes orientações. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Ola Marcia, como vai? Muito boa suas dicas.
    Estou cultivando tomate cereja pela primeira vez. A planta esta linda e grande (40/50cm) mas ainda nao deu tomates, so flores. Agora notei uma folhas furadas, e olhando com mais atencao vi que a planta tem umas lagartinhas muito pequeninhas... nao tenho ideia como tratar. Borrifei agua com vinagre, mas estou buscando algo de verdade efetivo. Voce saberia me ajudar com isso? Muito obrigada. Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, vai tudo bem bem. E espero que consigo também. Sugiro que veja este tópico, talvez possa ser útil. Como Controlar Pragas: LAGARTA

      Eliminar
    2. Ola Marcia, muito obrigada pela resposta. Vou olhar o topico agora. Mas ja te adianto que minha agua com vinagre murchou quase o tomateiro inteiro.... :-( muito triste!

      Eliminar
  8. Como regar o tomateiro fase a fase, digo crescimento, floração e frutos.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela dica. Vou fazer com meus tomateiros quando estiverem no tamanho.

    ResponderEliminar
  10. Belíssimo, pedagógico e uma ajuda desinteressada. Todos, sabemos tudo. Obg.

    ResponderEliminar
  11. Olá. As folhas do meu tomateiro estão com mosca branca. Posso cortar as folhas doentes esbranquiçadas para controlar??

    ResponderEliminar
  12. E as folhas dos nossos tomateiros aqui, estaocom manchas esbranquiçadas, como fosse mofo, o que podemos fazer? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...