sábado, 16 de julho de 2016

Especial Férias: Hortas e Hortaliças em Trás-os-Montes

   De regresso as origens, as raízes transmontanas, aproveito estas férias para mostrar as Hortas dos meus pais e realizar algumas colheitas das quais irei usufruir. É um privilégio muito grande poder consumir destas hortaliças cuidadas com muito carinho e com um sabor especial de Trás-dos-Montes.

HORTA 1

HORTA 2


Hortaliças de Tubérculos: BATATAS
   A Batata é uma das principais culturas de Trás-dos-Montes. A semente destas batatas foram cultivadas nos primeiros dias de Abril, em que a Lua se encontrava na fase Minguante e colhidas passados 3 meses e meio.
   Este tipo de batata é aproximadamente cilíndrico, o seu interior é húmido de tom branco amarelado e a camada exterior é ligeiramente mais escuro, ou seja, um tom de amarelo sujo.

   Este Batatal foi semeado mais tarde, dia 21 de Maio de 2016, vão ser colhidas mais tarde, nos finais de Agosto ou princípios de Setembro.

Hortaliças de Bulbos: CEBOLAS
   Foram cultivadas dois lotes de Cebolas, um lote são as cebolas mais temporãs e o outro lote são as cebolas mais tardias.
   As temporãs já podem ser colhidas neste mês de Julho enquanto que as mais tardias vão ter que ser colhidas mais tarde (1 a 2 meses mais tarde).


Hortaliças de Raíz: CENOURAS
   As Cenouras foram semeadas a vulso agora estão muito juntas relativamente a rama, mas respeitam o espaçamento mínimo recomendo.

Hortaliças de Hastes: ALHO-FRANCÊS
   Este Alho-Francês tem aproximadamente três meses e meio e já está a sentir os efeitos do calor, embora esteja verde, ficam melhores no Outono ou até mesmo no Inverno.


Hortaliças de Folhas: ALECRIM, ALFACE, COUVE, SALSA e TOMILHO
 O Alecrim está enorme e já possui alguns anos de existência. Foram realizadas algumas colheitas.

  A Alface é a hortaliça predominante na Horta, as variedades existentes são a Alface Maravilha de Verão e a Alface Romana.

   A Couve e a Couve Coração de Boi estão muito bonitas e esplendorosas.

   A Salsa é a erva aromática mais utilizada em Trás-dos-Montes, por isso, não pode faltar na Horta e durante o ano todo. E neste momento encontra-se muito verde e vistosa. Foram utilizadas diversas colheitas porque praticamente se utiliza em todas as receitas.

   Este Tomilho é bastante antigo pois já tem alguns anos, a parte mais inferior é um autêntico arbusto e está completamente lenhoso, mas a parte superior possui bastantes ramos de folhas verdes e algumas flores brancas.

Hortaliças de Fruto: BERINJELA, CURGETE e TOMATE
   As plantas de Berinjela estão um pouco atrasadas, mas estão a desenvolver-se muito bem. Estão a brotar as primeiras flores;

    As duas plantas de Curgete estão muito viçosas e com algumas flores amarelas, em breve começaram a surgir as primeiras Curgetes;

   As plantas dos Pimentos tem pouca altura, mas já estão a começar a dar as primeiras flores brancas.

   A variedade de Tomateiros existentes nesta Horta são: Tomate Coração de Boi e Tomate Rama. Foram os restantes que sobraram da minha sementeira de 25 de Fevereiro de 2016. Mas em comparação com os meus estão muito atrasados, devido as condições climatéricas. Pois em Maio ainda caíram algumas geadas que afetaram um pouco os Tomateiros. Neste momento possui algumas flores amarelas.
 

Legumes: FEIJÃO-VERDE
   O Feijão-Verde está um pouco atrasado, ainda não deu flores e por consequência ainda não existem os legumes, o Feijão-Verde. Na imagem seguinte estão representados os mesmos pés de Feijão-Verde com duas faces.

Outros: Alfazema
   A Alfazema é uma planta linda e perfumada. Trata-se de um arbusto de flores azul violetas com cheiro penetrante e aromático. Tem um aroma fresco e muito agradável. É verdadeiramente uma planta muito tranquilizante;

Posteriormente irei publicar mais Colheitas das Hortaliças em Trás-os-Montes realizadas nas hortas dos meus pais;

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...