sexta-feira, 14 de abril de 2017

Berçário das Plantas



Definição
O "Berçário das Plantas" é um local provisório onde ocorrem as sementeiras e o desenvolvimento inicial das plantas até atingirem os requisitos necessários para serem transplantadas para o local definitivo.

Estes berçários são usados geralmente no Inverno ou no Verão quando as condições atmosféricas estão mais adversas nos locais definitivos (muito frio ou muito calor).

Por exemplo, no Inverno os Berçários das Plantas devem ter em consideração a exposição solar, enquanto que no Verão devem ter em consideração o arejamento.

Condições Favoráveis
Normalmente, os locais definitivos possuem condições atmosféricas adversas para esta primeira fase tão sensível das plantas.

Por isso, é necessário reunir o máximo de condições favoráveis para o seu desenvolvimento. Essas condições favoráveis do Berçário das Plantas são as seguintes:
  • Terra - proporciona suporte físico às raízes e disponibiliza água e nutrientes para o crescimento das plantas, por isso, nesta primeira fase deve ser de boa qualidade;
  • Recipiente - costuma ser um copo que serve para conter a terra e futuramente as raízes, por isso deve-se ter em atenção as características de cada planta. Vai ser a "cama" do berçário;
  • Humidade - deve ser mantida na terra através de regas regulares e geralmente por vaporação. Evitar a terra encharcada.
  • Luminosidade - a luz solar é uma condição indispensável para o desenvolvimento das plantas, no entanto deve-se ter em consideração que existem diferentes necessidades de luminosidade consoante o tipo de planta.
  • Temperatura - o berçário deve estar num local em que a temperatura seja ideal para o seu desenvolvimento e arejado.
Exemplo de Berçário
Existem diversos tipo de berçários que podem ser feitos, mas deixo aqui um exemplo que pode ser útil e é bastante económico:

Plano de Berçário das Plantas

Material:
  • Caixa de Papelão
  • Saco do Lixo
  • Fita Cola
  • Copos

 Preparação:
   1. Utilizar uma parte da caixa de papelão e reforçar com fita cola;
   2. Enfiar essa "parte" da caixa de papelão no saco do lixo; 
   3. Moldar o saco do lixo a "parte" da caixa de papelão e prender com a fita cola;
   4. Usar copos para realizar as sementeiras, que sejam perfurados na base para permitir a drenagem da água.

Considerações Finais
Geralmente, o tempo necessário para as plantas atingirem condições ideias para o transplante é um mês.
As plantas devem apresentar entre 4 a 6 folhas verdadeiras e uma altura média de 10 cm.

A transplantação deve ocorrer de manhã e em dias frescos. Antes de transplantar deve-se molhar a terra do copo de modo a facilitar o arrancamento do torrão.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...