sábado, 22 de outubro de 2016

Como Controlar Pragas: LAGARTA

 Neste artigo é possível conhecer melhor esta praga (Lagarta), identificar os sintomas e prejuízos causados e principalmente explorar alguns dos tratamentos possíveis para controlar esta praga biologicamente.

LAGARTA

Nome Popular: Lagarta

Descrição: A Lagarta é o primeiro estágio larval dos insectos da ordem Lepidoptera, onde inclui as borboletas (mariposas) e moscas.

Têm aspecto de vermes, apresentando um corpo cilíndrico segmentado e com os rudimentos (três pares de patas no inicio do corpo e pseudo-patas que variam no final).

As lagartas possuem um aparelho bucal mastigador, sendo uma praga que se alimenta vorazmente de folhas, perfura frutos ou simplesmente mina as folhas;



Descrição Morfológica do seu Desenvolvimento:
O ciclo de vida dos insectos da ordem Lepidoptera é constituído pelas seguintes fases: ovo, larva (lagarta), pupa e adulto. Sendo a lagarta a fase mais prejudicial para as plantas.

  1. Ovo: Os ovos são depositados pelas fêmeas na página inferior das folhas, isolados ou em grupos. São muito pequenos, arredondados e de coloração inicial esverdeada e depois amarelada;

  2. Lagartas: Os ovos eclodem e dão origem as lagartas. Alimentando-se inicialmente da casca do ovo e posteriormente da planta em que foi hospedada. Dependendo de cada tipo de lagarta, pode alimentar-se vorazmente dos seguintes modos:
- penetrar no interior da folha passando a alimentar-se do parênquima (fazem trajetos brancos e finos);
alimentar-se da epiderme da página inferior das folhas (apresentando folhas esburacadas);
- perfurar frutos (apresentando frutos perfurados);
- etc..

  3. Pupa: É tecer um pequeno casulo, para proteger a pupa durante o seu desenvolvimento. Ou seja, da passagem da larva a adulto;

  4. Adulto: Após sair da pupa, o adulto emerge num microlepidóptero (fêmea ou macho);

Metamorfose da Borboleta (Mariposa)
(Fonte da Imagem: www.borboleta.org)

Identificação da Praga:
 A. Detetar ovos na na parte inferior das folhas;
 B. Observar a própria lagarta nas folhas;
 C. As folhas exibem trajetos brancos e finos na parte superior das folhas;
 D. As folhas apresentam-se esburacadas;
A. Detetar os Ovos; B. Observar a Lagarta; C.Trajetos Brancos; D- Folhas Esburacadas

Sintomas e Prejuízos:
 • Minar as Folhas. Penetra no interior da folha passando a alimentar-se do parênquima (fazem trajetos brancos e finos);
  Desfolha. As lagartas consomem as folhas parcialmente ou por completo deixando ficar apenas o caule;
  Perfurar  e broquear frutos;

Tratamentos para Controlar a Praga
Lagarta
 Após a identificação desta praga é necessário efetuar a sua prevenção e erradicação através dos seguintes métodos naturais e orgânicos:
1. Controlo biológico com Bacillus Thuringiensis, é uma bactéria de solo que na fase vegetativa nomeadamente na esporulação, produz proteínas com efeito insecticida. Existem a venda em embalagens de diversas marcas. Usar com bastante moderação para não prejudicar organismos benéficos.

 2. Colocar cascas de ovos visíveis na horta. Assim as borboletas (mariposas) evitam pôr os seus ovos onde existam outros ovos maiores do que os delas.


 3. Eliminar os vestígios de Ovos e Lagartas através de esmagamento ou retirar estas pragas da planta infestadas e jogar no lixo. Usar luvas para pegar as lagartas pois elas irritam a pele;

 4. Atrair pássaros para a sua horta para estes comer diretamente este manjar da sua cadeia alimentar. Distribuindo alimentos próprios para pássaros para ao mesmo tempo consumirem as lagartas;

 5. Plantar ou colocar plantas com cheiro forte junto das plantas usurpadas por esta praga. Como nomeadamente alecrim, tomilho, hortelã e entre outras;

 6. Espalhar cinza pelas folhas e solo, para afugentar as lagartas, mas usar apenas uma pequena quantidade para não danificar as folhas;


EXPERIÊNCIA PESSOAL
Hortaliça Afetada: As lagartas alimentam-se de qualquer tipo de Hortaliça Folhosa, como nomeadamente as Nabiças.
As lagartas apareceram nas Nabiças que foram cultivadas na Floreira Móvel no Terraço, após ter realizado a primeira colheita.
Nabiças

Outras Pragas: Como controlar o Ácaro Vermelho
Neste artigo é possível conhecer melhor a praga do Ácaro Vermelho, identificar os sintomas e prejuízos causados e principalmente explorar alguns dos tratamentos possíveis para controlar esta praga biologicamente.
Ácaro Vermelho

Fontes:
 • Experiência Pessoal
 • Imagem "A Metamorfose da Borboleta" in Borboleta.Org. Disponível em:
http://www.borboleta.org/2011/12/metamorfose-da-borboleta.html>. Acesso: 21 de Outubro de 2016
 • LAGARTA in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarta>.Acesso: 21 de Outubro de 2016
 • Bacillus Thuringiensis in WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacillus_thuringiensis>. Acesso: 21 de Outubro de 2016

9 comentários:

  1. Encontrei 5 largatas nos meus morangueiros , acho que tenho de voltar a controlar para ver se não deixaram ovos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As borboletas a que deixam os ovos, para posteriormente passarem ao estágio larval (as lagartas). Podes prevenir utilizando alguns destes métodos e são bastantes eficazes. A lagarta mais comum no morangueiro é a lagarta-rosca, durante o dia fica encrustada no solo e durante a noite sobe o morangueiro para se alimentar.

      Eliminar
    2. Obrigada pelas dicas , tenho que as por em pratica 😉

      Eliminar
  2. Boa tarde Márcia, tenho uma horta urbana, onde pratico agricultura biológica que me está a dar muito prazer tratar embora tenha muitíssimo para aprender.
    As minhas couves estam bonitas mas reparei que algumas folhas estão com pequenos buraquinhos. Estive a ver se descobria o motivo mas não encontrei! A vizinha disse que na dela tinha visto por lá 3 ou 4 caracóis e é possível que seja isso. Gostaria que me desse algum conselho sobre pragas com caracóis. O que fazer? Obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Anabela,
      Felizmente na minha horta urbana "ainda" não tive essa praga (caracóis), mas nas hortas da minha mãe no campo ela costuma utilizar: cinza, cascas de ovos partidas aos bocadinhos,canela em pó e também pode experimentar gengibre em pó. E deve evitar regar muito e a noite, eles adoram o solo húmido a superfície circulam melhor. E no campo existe a sorte haver predadores naturais como sapos, cobras e salamandras. :) Veja também a praga das lagartas: http://vidafeliz-m.blogspot.pt/2016/10/como-controlar-pragas-lagarta.html

      Eliminar
  3. Olá Márcia, eu comecei com uma horta no campo este ano, por agora só tenho problemas com gafanhotos que me comem as folhas do milho, já matei 3.Quanto ao resto, melão branco e verde, abóboras, melancia, pepinos, tomates, está tudo a crescer... Nas folhas do pepineiro, assim como das abóboras existem umas aranhas com patas muito finas que tratam de as proteger, no manjericão já encontrei centopeias e há sempre outras aranhas por perto. Quanto às folhas do chuchu estão com algum problema, mas a planta vai subindo pela oliveira acima. Nos meus regos de 30 cm de profundidade e 20 cm de largura espalhei estrume de ovelha misturado com palha curtido ao Sol do Baixo Alentejo, juntei alguma cinza e dps fechei a leira com a terra do solo que é xistosa e argilosa e que por cada metro de leira retiro um balde cheio de pedras, desde xisto a sílex... Aqui, dps de plantar não leva mais de 4 a 5 semanas ou menos para colher alguns frutos.. Pepinos, Pimentos e Tomates...

    ResponderEliminar
  4. Bem explicativo e didático esse post. Estamos com uma mini horta de rabanetes na escola em que trabalho, as crianças tentaram resolver o problema da lagarta e uma das ideias foi trazer um sapo para a escola...rsrs ainda bem que existe outras possibilidades...uffa!

    ResponderEliminar
  5. Uma correção: mosca não é da ordem Lepidóptera e sim Díptera. Em comum é que são insetos e holometábolos, de metamorfose completa. Abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...