sábado, 14 de janeiro de 2017

O que fazer na Horta no INVERNO

A Horta no Inverno retrata o fim do ciclo vegetativo e a preparação, execução e renovação de mais um ciclo hortícola.

Por isso, Horta no Inverno pode-se dividir em três fases distintas:
 • 1ª Fase: corresponde ao primeiro mês do Inverno, retrata o fim do ciclo vegetativo.
 • 2ª Fase: corresponde ao segundo mês do Inverno, consiste na preparação do solo.
 • 3ª Fase: corresponde ao terceiro mês, corresponde ao início de mais uma renovação do ciclo hortícola.




1ª FASE
Atividade Reduzida. Colheita de algumas Hortaliças e Planear a Horta.

A. O primeiro mês de Inverno a atividade hortícola é bastante reduzida. Caracteriza-se pela época de dormência da horta, principalmente no que diz respeito as sementeiras. São pouquíssimas as que se podem realizar nesta altura, mas das quais destacaria as seguintes: alho, cebola (em alfobre), fava e ervilha.
Cultivar Alho e a Cultivar Ervilhas

Caso não tenha realizado esta tarefa no Outono, é também o momento de proteger as culturas mais sensíveis das adversidades desta estação do ano: frio (geadas) e chuvas intensas.

Para proteger as plantas do frio (geadas) ,principalmente a noite, deve-se usar telas, esteiras, giestas, estufins entre outros. Para evitar ao máximo que os solos fiquem encarchados devido as chuvas intensas, deve-se abrir valas que permitam o escoamento do excesso de água.

B. Nesta fase do Inverno, também é possível continuar a realizar algumas colheitas de hortaliças cultivadas no Outono, principalmente algumas hortaliças folhosas e subterrâneas que sejam resistentes as temperaturas baixas. Embora seja uma característica comum e possível nas três fases do Inverno.
Colheita de Hortaliças Folhosas e Subterrâneas

Pois, é muito importante nesta fase ter as hortas ocupadas com culturas que se adaptam ao Inverno. Deste modo, estas culturas formam um cobertura poderosa, ao longo do Inverno, não permitindo a lixiviação do solo em especial dos nutrientes;

C. Pode-se aproveitar esta época de atividade mais reduzida, para planear as hortas para as estações seguintes (Primavera e Verão), tendo em atenção as culturas efetuadas nos anos anteriores para realizar a Rotação de Culturas e assim obter melhores resultados.
Planear a Horta

2ª FASE

Preparação do Solo

Esta fase, segundo mês do Inverno, caracteriza-se pela preparação do solo, mais precisamente cavar e fertilizar a horta, para melhorar as condições do solo e assim obter melhores resultados.
Preparação do Solo

1. Começar por cavar a horta, retirando as ervas daninhas que possam existir e algumas culturas de hortaliças estragadas e que terminaram o seu ciclo vegetativo.

2. Ao revolver a terra deve-se, ao mesmo tempo, enterrar os resíduos anteriores e incorporar fertilizantes orgânicos (estrume, chorume, composto orgânico, húmus de minhoca, etc...)

3. A terra superficialmente deverá ficar limpa, fofa e sem torrões para receber as novas culturas. Nesta fase, também se pode criar viveiros para antecipar e receber as sementeiras futuras.

3ª FASE

Inicio das Sementeiras
No meu ponto de vista, este mês caracteriza-se pelo início da explosão das sementeiras. Geralmente, este último mês de Inverno, é reservado para iniciar as sementeiras das hortaliças típicas da Primavera/Verão, respeitando as Fases Lunares.

As Sementeiras na horta aumentam, tanto nos locais provisórios como nos definitivos. Por isso, convém dividir as sementeiras que se podem realizar neste período, segundo os seus Locais de Sementeira.

Sementeiras no Local Provisório: Berinjela Cebola, Couves, ManjericãoPepino, Pimento, Tomate
Sementeiras no Local Provisório

Sementeiras no Local Definitivo: Acelgas, AgriãoAlfaces, Alho-FrancêsBeterraba, CenourasCouvesErvilhasEspinafreNabiças  Rabanetes, Repolho, Salsa
Sementeiras no Local Definitivo

Nota 1: Nas regiões em que as geadas ainda predominem algumas das culturas no local definitivo terão que aguardar pela Primavera para começar esta explosão de sementeiras.

Nota 2: Esta é uma maneira genérica de interpretar as tarefas a fazer na Horta durante o Inverno.

Fonte:
 • Experiência Pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...