domingo, 11 de dezembro de 2016

Rotação de Culturas

Rotação de Culturas

A Rotação de Culturas é a técnica de cultivar diferentes tipos hortaliças alternadamente na mesma horta. Onde cada tipo de espécie deixa um efeito positivo no solo para receber a cultura seguinte.


Aspectos Favoráveis para fazer a Rotação de Culturas
A alternância de culturas deve-se aos seguintes aspectos favoráveis:

1. Cultura Melhorada "versus" Cultura Esgotante
 • Cultura Melhorada é aquela que deixa o solo em boas condições para a cultura seguinte.
 • Cultura Esgotante é aquela que empobrece o solo em recursos.

Exemplo:
Uma maneira muito simples e prática de exemplificar este aspecto é dividir as hortaliças em Leguminosas (Cultura Melhorada) e Não Leguminosas (Culturas Esgotantes).

Visto que, as Leguminosas têm a capacidade de fixar Azoto (Nitrogênio) sintetizado da atmosfera no solo através de bactérias fixadoras. E ao deixar as raízes no solo, vai contribuir para uma adubação azotada, que enriquece e melhora bastante o solo, para a cultura seguinte.
Leguminosas (Feijão-Verde, Ervilha, Fava, ...)
Leguminosas
(Feijão-Verde, Ervilha, Fava, ...)

As restantes hortaliças (Não Leguminosas) não conseguem efetuar este processo e regra geral são mais exigentes e esgotantes do solo.

2. Morfologia do Sistema Radicular (Raízes)
As diferentes espécies de hortaliças apresentam raízes diversificadas, logo, é possível explorar a profundidade do solo de forma bastante diversificada.
 • Captação de Nutrientes: Certo tipo hortaliça ao ocupar uma determinada camada do solo, deixa outras camadas disponíveis de recursos, para que a cultura seguinte possa aproveitar.
(Morfologia do Sistema Radicular)
Rotação de Culturas
(Morfologia do Sistema Radicular)

 • Melhoramento da Porosidade: Atendendo ainda aos diferentes tipos de raízes, cada uma conduz a uma melhor porosidade do solo. Ou seja, o solo encontra-se mais poroso, devido as raízes, o que facilita a circulação de ar, a absorção e a infiltração da água no solo consoante o tipo de raíz.

3. Reduzir o Risco de Pragas e Doenças
As hortaliças da mesma família tende geralmente a apresentar as mesmas sensibilidades a determinadas Pragas e Doenças. Ao escalar as culturas, com famílias diferentes de hortaliças, é possível reduzir ou eliminar estas adversidades na horta.


4. Ocupação Permanente da Horta
Ao longo do ano, é possível ter duas a três culturas distintas na horta, tendo em atenção as estações do ano. A alternância de culturas segundo as estações do ano trás diversas vantagens, nomeadamente: 
 • Inibição e Controle de Infestantes: ao ter a horta ocupada, inibe o desenvolvimento das sementes infestantes (ervas daninhas) e, quiça, evitar o seu aparecimento.

Exemplo: 
Ocupação permanente na horta ao longo do ano com: Tomateiro (Primavera-Verão) e Couve-Nabiça (Outono-Inverno)
Tomateiro (Primavera-Verão) e Couve-Nabiça (Outono-Inverno)
Rotação de Culturas
(Tomateiro - Couve-Nabiça)

 • Protege o Solo de Agentes Climáticos: A camada superior do solo rica em matéria orgânica (nutrientes), quando coberta pelos diferentes tipos de hortaliças, ao longo do ano, não permite a lixiviação dos nutrientes, a erosão e a perda de água por evaporação.

5. Classificação das Hortaliças quanto a Parte Comestível
Uma forma popular de fazer a Rotação de Culturas é segundo a Classificação das Hortaliças relativamente a parte comestível. Fazendo ciclo de quatro anos e agrupando as hortaliças em quatro grupos:
ANO 1- Hortaliças Folhosas e Hastes 
ANO 2- Hortaliças Subterrâneas (Raízes, Tubérculos, Bulbos e Rizomas)
ANO 3- Hortaliças de Fruto e Flores
ANO 4- Leguminosas
(1.Hortaliças Folhosas; 2. Hortaliças Subterrâneas; 3. Hortaliças de Fruto; 4. Leguminosas)
Rotação de Culturas
(1.Hortaliças Folhosas; 2. Hortaliças Subterrâneas; 3. Hortaliças de Fruto; 4. Leguminosas) 

Fontes:
 • Experiência Pessoal
 • Rotação de Culturas. in: WIKIPÉDIA. Disponível em : <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rotação_de_culturas>. Acesso em: 11 de Dezembro de 2016
 • Fabacea. in: WIKIPÉDIA,. Disponível em : <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fabaceae>. Acesso em: 11 de Dezembro de 2016
 • Ciclo do Nitrogênio. in: WIKIPÉDIA. Disponível em : <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_nitrogênio>. Acesso em: 11 de Dezembro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...