sábado, 1 de outubro de 2016

O que fazer na Horta no OUTONO

   A Horta no Outono ganha outro sentido e novos cuidados. No principio da estação começa-se a recolher as últimas colheitas, das culturas de Verão. A limpeza na horta durante os princípios do Outono é essencial, retirando algumas espécies da horta que não suportem os dias frios que se aproximam. Dando lugar a novas culturas que melhor se adaptem aos períodos de frio entre o Outono/Inverno.


As Hortas existentes no exterior e que merecem estes cuidados na VIDA FELIZ: na Horta, são:

O que fazer na Horta durante esta estação do ano (Outono)?
1. Realizar as últimas colheitas das culturas de Verão.
2. Proceder a limpeza e retirada das plantas de Verão;
3. Preparar o solo da Horta;
4. Cultivar Hortaliças de Outono/Inverno;
5. Como cultivar as Hortaliças no Outono;

Terminar com as Colheitas das culturas de Verão 
 O Outono caracteriza-se pelos dias começarem a diminuir e as noites a aumentarem, o tempo ser mais fresco, as temperaturas a decrescer e a humidade a expandir;
Por isso, no Outono fazem-se as últimas colheitas das culturas de Verão, pois algumas são desajustadas para as novas condições climatéricas desta estação do ano e da próxima que se avizinha.

Logo, é necessário distinguir dois tipos de Hortaliças:
 •  Hortaliças de temperaturas quentes;
 •  Hortaliças de temperaturas amenas e frias;

As hortaliças de temperaturas quentes começam a declinar (a perder a força), não vale a pena deixar as plantas subsistirem pois a sua produção será minima ou nenhuma. Este tipo de plantas estão a ocupar um espaço desnecessariamente que pode ser utilizado com outras culturas adequadas para o Outono.
Por isso, realizam-se as últimas colheitas do Tomate, Pimento, Berinjela, etc...
Algumas dessas colheitas é possível amadurecerem naturalmente depois de recolhidas verdes.
Colheita das Hortaliças de temperaturas quentes.

Nota: Também pode protege-las por mais algum tempo com mecanismos apropriados, nomeadamente, estufas, tela, etc..

As hortaliças de temperaturas amenas e frias são adequadas para esta estação e podem continuar na terra até atingir o seu desenvolvimento ideal. Como, por exemplo: cenouras, alho-francês, beterraba, etc...
Hortaliça de temperatura amena e fria (Alho-Francês).

Limpeza da Horta
 A limpeza da horta consiste em varrer e amontoar as folhas que começam a cair, a retirar as plantas que não se coadunam com as temperaturas frias e mondar as ervas daninhas que possam existir no solo de modo a ficar livre.
Todos estes resíduos vegetais são colocados num pequeno monte para se deteriorar durante os próximos meses e serão reutilizados mais tarde como fertilizante do solo na Primavera.
Como dizia Lavoisier: "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Limpeza da Horta

Preparação do Solo
 Nesta fase a horta não necessita de grandes preparos e trabalhos. Depois da limpeza anterior basta apenas com um ancinho mexer ligeiramente a superfície. Também pode cavar e fertilizar o solo organicamente, embora seja preferível fazer este processo na Primavera.
Preparação do Solo

Cultivar Hortaliças de Outono/Inverno
 As culturas que melhor se adaptam ao Outono e subsequentemente ao Inverno são as hortaliças subterrâneas e as hortaliças folhosas porque se coadunam melhor as temperaturas amenas e frias.

As Hortaliças mais indicadas no Outono e que costumo consumir em casa são: Acelgas, Agrião, Alface (Quatro Estações), Alho, Alho-Francês, Beterraba, Cebolas, Cenouras, Couves (todas as variedades), Espinafres, Nabiças, Nabo, Rabanetes, Rabanos, Salsa e Repolho;
Algumas culturas de Hortaliças realizadas no Outono.
Nabiças

Como cultivar as Hortaliças no Outono
 Este tópico caracteriza praticamente todas as estações do ano mas convém sempre lembrar que também é necessário aplicar durante o Outono.


Ao cultivar as novas culturas de Outono deve-se planear previamente a disposição das hortaliças na Horta e ter em consideração aos seguintes aspectos para obter melhores resultados:
 • Escolher o Tipo de Sementeira mais apropriado para semear as Hortaliças nesta fase;
• Escolher as Hortaliças que gosta, deseja consumir e tendo em consideração as que melhor se adaptam a este período, as Hortaliças Subterrâneas e as Hortaliças Folhosas. Esta Classificação das Hortaliças é feita quanto a parte comestível;
 • Compatibilidade entre as Hortaliças. Existem plantas que são mais favoráveis e desfavoráveis entre si;
 • Respeitar o Espaçamento entre as sementes e entre as plantas;
  É fundamental que haja Rotação das Culturas para o solo não empobrecer;
 • Cultivar a Hortaliças segundo a Influência da Lua nas Culturas das Hortaliças é um método que costumo utilizar;

Fontes:
 • Experiência Pessoal
 • CLAUDE-RODET Jean e PEREIRA Leonel , Manual Prático da Horticultura Biológica, Edição Saúde Actual de Luis Filipe Freitas, 2015 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...